domingo, 17 de junho de 2012

ADOLESCENTE

 ALIMENTAÇÃO EM ADOLESCENTES
A adolescência é uma fase de grande vulnerabilidade para o desenvolvimento de distúrbios nutricionais, pelo aumento das necessidades de nutrientes específicos decorrente da aceleração do ritmo de crescimento, do desenvolvimento puberal e das modificações na composição corpórea e também pela presença de hábitos alimentares inadequados, bastante comuns neste período.
Além das modificações estruturais, há outros aspectos característicos, como a busca por autonomia, a definição da própria identidade, a maior suscetibilidade às pressões sociais, o que propicia mudanças nas escolhas alimentares do adolescente e o abandono do padrão alimentar da família. O hábito alimentar do adolescente é determinado por fatores psicológicos, socioeconômicos e culturais, assim como pela influência dos seus pares e da mídia.
Os adolescentes são considerados grupo de risco nutricional: não se alimentam pela manhã, pulam algumas refeições substituindo-as por lanches e consomem alimentos preparados e refrescos. Na cultura atual, os alimentos e as bebidas tornam-se, progressivamente, mais uniformes. Entre as crianças e os adolescentes de todo o mundo, os refrescos estão substituindo o leite, a água e as bebidas alcoólicas. Define-se refrescos como bebidas engarrafadas ou enlatadas, prontas para o consumo, com ou sem gás, adoçadas com sacarose ou elevados teores de frutose, xarope de milho ou edulcorantes intensos e que não contêm leite ou álcool. São exemplos os sucos de frutas engarrafados, os refrigerantes, as bebidas para esportistas, os chás gelados e o café pronto para consumo.
O aumento da frequência do excesso de peso e da obesidade observado entre os adolescentes nos Estados Unidos é preocupante, assim como o hábito de fazer regime para emagrecer que, especialmente entre as meninas, pode determinar níveis de ingestão de micronutrientes inferiores aos recomendados.
Os lanches mais populares são os produtos fritos ou com sabores intensos, doces e chocolates, biscoitos, produtos lácteos, frutas e sucos de frutas, refrescos e pão. Quando os lanches substituem parcialmente as principais refeições, é importante assegurar que sejam nutritivos, o que pode contribuir para uma dieta equilibrada, desde que os demais alimentos escolhidos sejam adequados.
As consequências nutricionais do consumo de refrescos e fast food são principalmente as resultantes dos seus altos teores de gordura e hidratos de carbono. São as principais consequências a obesidade, cáries dentárias, hiperlipidemia e hipercolesterolemia, hiperatividade infantil, diarreia e sobrecarga de fósforo devido às grandes quantidades deste elemento em bebidas à base de cola.
Esses hábitos alimentares podem acarretar desequilíbrio no balanço energético, com aumento do risco para o desenvolvimento de obesidade e morbidades associadas, assim como deficiência de micronutrientes.
A orientação alimentar do adolescente não pode ser rígida e deve ser sempre discutida com ele para que haja melhor adesão às modificações propostas.
A abordagem mais adequada é aquela que considera os aspectos biopsicossociais próprios da adolescência e não se baseia apenas em proibições.
A promoção da alimentação saudável na adolescência, além de suprir as demandas nutricionais desse importante estágio da vida, tem o potencial de conferir significantes benefícios à saúde em longo prazo.

ESQUEMA ALIMENTAR



Segunda-feira
Terça-feira
Quarta-feira
Quinta-feira
Sexta-feira
Café da manhã
Iogurte com morangos
Biscoito aveia e mel
Achocolatado com leite semidesnatado
Pão integral + crem cheese
Sanduiche natural
Vitamina de mamão
Torrada com pão integral
Leite
Cereal matinal
Pera
Lanche da manhã
Uvas
Cupcake integral
Salada de fruta
Iogurte
Bolo de cenoura
Almoço
Peixe assado
Arroz integral
Feijão
Legumes a vapor
Cenoura ralada
Alface
Massa ao molho sugo
Feijão
Arroz com espinafre
Tomate cereja
Bife acebolado
Arroz integral
Lentinha
Beterraba ralada
Brócolis cozido
Fricassê de frango
Arroz integral
Feijão carioca
Alface lisa
Cenoura cozida
Frango Especial Arroz    Feijão  Aipim  Chuchu com cebola pepino em rodelas
Lanche da tarde
Bolo cenoura e mel
Mousse de morango
Cookies
Barrinha de cereal
Banana
Janta
Pizza integral de frango
Rúcula
Tomate cereja
Panqueca de beterrada
Alface
Broto de alfafa
Bolo salgado
Rocambole com carne moída
Arroz com legumes
Alface lisa
Pastel de carne integral de forno
Ceia
1copo de iogurte
1 Copo de leite com aveia
1Copo de Iogurte
1copo de achocolatado
Vitamina de morango
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário